Notícia
Cresol Confederação participa ativamente do curso GERCOOP com Módulo V Gestão de Riscos
segunda, 17 de setembro de 2018

  A Cresol Confederação sempre apoia e incentiva ações de formação envolvendo o quadro de colaboradores e dirigentes do Sistema Cresol, especialmente voltadas para melhoria das práticas de gerenciamento nas Cooperativas e Centrais de Crédito, visando a qualificação dos processos de forma cada vez mais democrática, transparente, acessível, e acima de tudo, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades onde atua.

  O curso de Capacitação em Gerenciamento de Cooperativas de Crédito (GERCOOP) faz parte dessas ações. Realizado pelas Centrais Cresol Baser, Sicoper e Ascoob em parceria com a Cresol Confederação e Instituto Infocos, conta com apoio de recursos do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem e Cooperativismo), com objetivo de oferecer conhecimentos específicos de instituições financeiras cooperativadas a todos que possuem responsabilidades na administração direta das Cooperativas filiadas.



O GERCOOP



  Contempla 310 horas de formação em 09 módulos com os seguintes temas: Sistema Financeiro Nacional; Fundamentação do Cooperativismo: Evolução, Histórico e Perspectivas; Normativas para Cooperativas de Crédito; Governança Cooperativa Cresol; Gestão de negócios em cooperativas; Operacionalização das Políticas de Crédito Rural; Gestão de Riscos e Gestão Estratégica de Pessoas.

  As turmas formadas pelo curso são compostas por Conselheiros e Diretores de todo o Sistema que buscam o aperfeiçoamento da gestão cooperativa. Hoje, três turmas fazem parte do projeto, respectivamente pela Central Baser, Sicoper e Ascoob.

 

Módulo Gestão de Riscos

  É importante destacar que a Cresol Confederação vem realizando um trabalho amplo e fundamental para o Sistema Cresol referente a Gestão de Riscos. São diversos projetos entregues e em desenvolvimento, possibilitando o planejamento e execução de melhores práticas para antecipar fatos e tornar as cooperativas resilientes aos riscos.  

  Com base nesse contexto e no cronograma de módulos, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em Marcelino Ramos (RS), o curso proporcionou aos participantes da turma da Central Sicoper, palestras com o tema Gestão de Riscos.

  Na oportunidade, Jackson Joaquim, Diretor de Riscos da Cresol Confederação, juntamente com Jorge Krening, Gerente de Riscos, Controles Internos e Compliance da Cresol Confederação, explanaram sobre alguns pontos pertinentes, como a aplicação da Política de Gerenciamento Integrado e Contínuo de Riscos do Sistema Cresol.

  O curso contou ainda com o palestrante José Carlos Assunção, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), com o tema Governança, voltado para a Gestão Integrada de Riscos, mostrando como as cooperativas podem se organizar a partir da resolução 4.557/17 do Bacen, referente a unificação dos processos relacionados ao assunto.

  As equipes das áreas de Riscos e Jurídico da Central Sicoper também ministraram aulas abordando: Risco de Crédito, Recuperação de Crédito e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, e Combate ao Terrorismo. 

  Foi um momento de grande valia para os envolvidos que puderam debater sobre informações e experiências relacionadas a Gestão de Riscos, aliando a teoria com análises práticas do cotidiano das cooperativas.

  A turma da Central Baser acompanhará esse módulo entre os dias 18 e 20 de setembro em Francisco Beltrão (PR), posteriormente, será a vez da turma da Central Ascoob no município de Serrinha (BA).


 
 
Galerias
 
 
Instituto de Formação do
Cooperativismo Solidário - Instituto Infocos
Rua Nossa Senhora da Glória, 98 - Cango
85604-090 - Francisco Beltrão - PR
infocos@cresol.com.br
 
 (46)3520-1959
© 2018 Instituto Infocos - Todos os direitos reservados. Desenvolvido Grupo Mar Virtual.